O Cartão de Crédito é um grande aliado no dia a dia, pois ele permite fazer compras em milhares de estabelecimentos em todo o Brasil e no exterior sem a necessidade de portar grandes quantias em dinheiro. O limite pode ser utilizado para compras à vista ou parceladas. Na matéria de hoje vamos abordar um assunto muito recorrente, trata-se da “tarifa de excesso de limite”, ela é cobrada toda vez que o consumidor gasta mais do que o valor permitido pela administradora.
A tarifa por excesso de limite pode variar entre R$12,00 e R$70,00 dependendo da administradora do cartão. Ela ainda pode vir descriminada de diversas formas na fatura, como: tarifa por excesso de limite, avaliação emergencial de crédito, limite excedente, estouro de limite de cartão, dentre outras nomenclaturas que podem ser utilizadas para identificar a tarifa.
Ao ativar a opção [Avaliação Emergencial de Crédito] o cliente permite que a operadora do cartão realize uma avaliação de emergência para decidir se a compra pode passar acima do limite ou não. Esse procedimento não garante que a administradora permitirá a compra acima do limite, no entanto, ele proporciona uma nova análise instantânea. Caso a compra acima do limite pré-determinado seja aprovada, será cobrada a tal tarifa por excesso de limite.
Para quem não quer ser tarifa por ela, a dica é entrar em contato com a Central de Atendimento da sua administradora e solicitar a desativação da avaliação emergencial de crédito, dessa forma toda compra que ultrapassar o valor do limite de crédito, será automaticamente cancelada, sem chance de avaliação de emergência. Porém, atualmente a maioria dos consumidores costuma deixar essa opção ativada para imprevistos, ou casos em que ultrapasse pouco do valor do limite.
Acompanhe seu limite
A dica para quem não quer correr o risco de ter o cartão de crédito recusado e também não ser tarifado por estourar o limite é sempre fazer o acompanhamento do limite disponível, isso garante que você saiba de forma atualizada quanto ainda pode gastar. As administradoras costumam disponibilizar a internet e também Central de Atendimento para que o cliente consulte o valor disponível (atualizado).
Alguns cartões não possuem a tarifa, é o caso do Santander Free.
Deixe uma resposta