Como funciona o Cartão Provisório do Banco Itaú

Ao abrir uma conta-corrente, poupança, salário ou de investimentos no Banco Itaú o cliente receberá um cartão provisório, ele poderá ser utilizado para movimentar a conta no período em que o cartão definitivo não chegar ao seu endereço de correspondência. O cartão provisório é entregue no momento da abertura da conta, veja neste artigo o que você pode fazer com ele e como ele funciona.

O Cartão Provisório, como o próprio nome indica é temporário, ele pode ser utilizado por, no máximo, 30 dias ou até que o cartão definitivo seja desbloqueado. Com ele é possível realizar as seguintes ações na sua conta:
  • Saque em caixas eletrônicos do Banco Itaú;
  • Compras na função débito por meio dos estabelecimentos que aceitam a bandeira MasterCard (válido apenas no Brasil);


O cartão provisório é de débito e, portanto, não funciona na função crédito. A validade máxima do cartão são trinta dias corridos ou até o desbloqueio do cartão definitivo.

No ato da abertura o funcionário do banco lhe entregará uma correspondência (carta), dentro dela há uma senha de 6 (seis) dígitos, sendo que você poderá trocá-la em qualquer caixa eletrônico.

A senha de 6 (seis) dígitos deve ser utilizada nos caixas eletrônicos para fazer saques. Já a senha para compras (débito) são os quatro primeiros dígitos. Por exemplo, se a senha informada no envelope é 123456, a senha para compras no débito será 1234, ou seja, os quatro primeiros números.

Dica: caso não tenha cadastrado a senha eletrônica no ato da abertura, você pode usar um caixa eletrônico com o cartão provisório e, nas opções de segurança, criar uma nova senha.

O cartão definitivo é entregue, geralmente, em até 7 (sete) dias úteis, mas pode variar dependendo da região em que você mora. Se preferir, peça para que a gerente do banco altere o endereço de correspondência ou então opte por retirá-lo na agência.

Caso o cartão definitivo demore mais de trinta dias, ele deixará de funcionar. Caso o cartão demore mais de 15 dias para ser entregue procure a sua agência, pois o Banco Itaú possui um sistema ágil para entrega de cartões. Após recebê-lo é necessário realizar o desbloqueio seguindo as instruções da correspondência que acompanha o cartão. Alguns cartões exigem a assinatura do recebedor, sendo assim, se faz necessário a presença de alguém maior de 18 anos para receber a entrega.