A bandeira ELO está sendo emitida preferencialmente nos cartões de crédito e débito dos bancos emissores, veja como solicitar a migração para Visa ou MasterCard.
A bandeira ELO é uma bandeira de cartão de crédito, débito, pré-pago e de benefícios criada por três grandes bancos brasileiros, ela é 100% nacional. O grande problema é que ela só é aceita em território nacional e nas máquinas e terminais da Cielo, hoje já são mais de 1 milhão de estabelecimentos credenciados. A bandeira Elo é emitida por três grandes bancos: Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, o grande problema é que muitos correntistas estão tendo o seu Visa ou MasterCard substituído pelo ELO sem ser comunicado com antecedência, isso acaba gerando reclamações visto que a bandeira brasileira possui uma aceitação menor.
No ato da renovação do Cartão de Débito ou Crédito, ao invés do consumidor receber uma nova via com a bandeira já utilizada – normalmente Visa ou MasterCard – o banco envia um Cartão ELO de Débito, Crédito ou Múltiplo (as duas funções). O cliente que se sentir insatisfeito com a nova bandeira poderá pedir a troca ao banco emissor, entretanto nem sempre a troca é aceita pela instituição.
O banco pode sim determinar qual bandeira vai emitir para seus clientes de maneira preferencial, entretanto a maioria das instituição acaba dando o poder de escolha ao correntista. Por isso se você tiver preferência pelo Visa ou MasterCard é importante que informe isso ao seu gerente no ato da abertura da conta, caso contrário poderá receber uma bandeira nacional, embora a aceitação esteja em expansão ela ainda é considerada baixa, visto que só nos estabelecimentos que possuem máquinas da Cielo a compra pode ser realizada com este cartão.
A criação de uma bandeira nacional é uma forma das instituições financeiras aumentarem o lucro, uma vez que não precisam pagar royalties a empresas internacionais, porém o consumidor pode ficar prejudicado devido a exclusividade da aceitação apenas em uma máquina.
Como trocar de bandeira
O pedido de troca de bandeira deve ser feito diretamente a instituição emissora do Cartão – Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal – estando sujeito à aceitação e análise de crédito por parte do banco administrador. Infelizmente nem sempre a mudança de bandeira é concedida, os clientes varejos estão sendo estimulados a permanecer com a bandeira ELO para favorecer os interesses comerciais dos emitentes.
Se não conseguir a troca da bandeira, tente negociar um desconto no valor da anuidade, afinal esse cartão não é aceito em todos os estabelecimentos, muitas vezes o cliente acaba sendo obrigado a procurar um Caixa Eletrônico para fazer um saque pois o estabelecimento não aceita a bandeira.
Deixe uma resposta