O que acontece caso meu cartão seja fraudado e o titular não tenha seguro contra perda e roubo? Posso ser responsabilizado por uma compra fraudulenta.
Não ter seguro no cartão de crédito é uma opção, um direito do consumidor, afinal tais produtos são opcionais. Nesta matéria vamos falar sobre o que acontece caso seu cartão seja fraudado e não possua seguro contra “Perda e Roubo”, será que terá que ficar com o prejuízo? A resposta é não, mesmo que o titular não tenha contratado seguro ele não pode ser responsabilizado por uma compra que não efetuou. O prejuízo em caso de fraude é da administradora, entenda melhor.
Muita gente coloca seguro de perda e roubo no cartão sem saber que em caso de fraude ele não pode ser responsabilizado. Dessa forma o seguro básico de “perda e roubo” acaba se tornando um produto desnecessário para o consumidor. Para estimular a contratação muitos bancos distribuem prêmios mensais pela loteria federal para aqueles que contratam o seguro opcional.
Cartão sem seguro
Caso o Cartão não possua seguro, a administradora é que ficará com o prejuízo em caso de fraude, isso porque o uso do dinheiro de plástico é pessoal e intransferível, portanto a administradora terá que responder a seguinte pergunta: Como uma pessoa conseguiu comprar com seu Cartão sem ser identificada? O contrato entre as administradoras e os terminais prevê que o usuário deverá ser identificado, pois mesmo nos cartões com chip e senha a utilização é permitida apenas ao titular.
Uso na internet é fácil
A maioria das fraudes (compras indevidas) acontece na internet, isso porque o método de pagamento não é muito seguro, qualquer pessoa que tenha anotado ou fotografado o seu cartão de crédito conseguirá realizar uma transação online. Isso porque para fazer compras virtuais é necessário apenas informar o número do cartão, data de validade e código de segurança, tais informações estão visíveis nos cartões de crédito.
Partindo desse princípio qualquer pessoa mal intensionada consegue realizar uma transação com o Cartão de Crédito de terceiros caso tenha acesso a essas informações. Portanto o cartão não é um método 100% seguro, dessa forma o consumidor não poderá ser responsabilizado em caso de fraude.
Caso seja vítima de uma transação não reconhecida a dica é entrar em contato com a administradora o quanto antes, dessa forma a empresa bloqueará o cartão para novas transações e gerará uma segunda via. O departamento de segurança ficará responsável por analisar a compra não reconhecida, se ficar comprovada que ela é indevida, o valor será estornado (retirado) de sua fatura.
Deixe uma resposta