Na hora de usar o cartão para fazer um pagamento não é mais necessário inseri-lo no equipamento e nem digitar a senha, basta usar as tecnologias Contactless e NFC. Embora no Brasil esse tipo de pagamento seja pouco explorado, há mais de 1,1 milhão de terminais compatíveis com a leitura de dados por aproximação. O Bradesco e o Banco Original já emitem cartões com essa tecnologia, dando agilidade as transações, inclusive nos caixas eletrônicos.
![]() |
Cartões com tecnologia Contactless são raros. No Brasil são emitidos principalmente pelo Banco Original, Santander e Bradesco. |
O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite o pagamento por aproximação, tal como o Contactless. O NFC é compatível com algumas marcas de celulares, relógios e já existem até pulseiras exclusivas para esse tipo de pagamento.
![]() |
NFC pode ser utilizado em smartphones, relógios inteligentes e até pulseiras (imagem: divulgação / Tecnim) |
Para fazer um pagamento por NFC ou Contactless é necessário que o aparelho (celular, relógio, tablet, etc – que seja compatível com a tecnologia) ou o cartão seja aproximado do terminal. É necessário uma aproximação de 2 a 15 centímetros (igual leitores de metrô e ônibus).
Enquanto o NFC é uma tecnologia de pagamento por radiofrequência, o Contactless funciona através da leitura de um chip especial especialmente desenvolvido para essa tecnologia. Nos cartões que possuem essa tecnologia há o símbolo das quatro “ondinhas” (vide imagem acima). Certamente já deve ter observado essa marca nas maquininhas de cartões.
VANTAGENS
- Evita que seja necessário inserir o cartão na maquininha – o que agiliza o pagamento e evita que o plástico sofra com o desgaste ocasionado pelo atrito entre o terminal e o cartão;
- Mais seguro – dispensa a necessidade de inserção do cartão ou digitação da senha;
- Mais rápido – um pagamento por Contactless ou NFC é processado em até 20 segundos;
DESVANTAGENS
- Limitado – Os pagamentos por NFC e Contactless geralmente possuem valores limitados. Em Portugal, por exemplo, a maioria dos bancos só autoriza pagamentos de até duzentos euros usando a tecnologia. No Brasil o limite para pagamentos sem a leitura do chip e digitação da senha é, em média, de até R$ 1 mil.
- Validade do cartão é menor – Os cartões com a tecnologia Contactless possuem validade inferior, pois precisam ser substituídos em até 18 meses para garantir o funcionamento do sistema.
- Caso o usuário fique sem bateria no smartphone ou smartwach com essa tecnologia ele fica impedido de realizar pagamentos, algo que não acontece com os cartões Contactless.
NFC VAI SUBSTITUIR A TECNOLOGIA CONTACTLESS
A tendência é que a tecnologia Contactless não ganhe espaço no mercado devido a popularização da tecnologia NFC através de empresas como Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, etc.
O uso do cartão de plástico pode estar com os dias contados devido a popularização das carteiras digitais e da tecnologia de pagamentos por aproximação.
No celular é importante que os usuários tenham adotem medidas de segurança para evitar a utilização indevida em caso de perda ou roubo do aparelho. Ter um software para apagar remotamente os dados do aparelho e a utilização de senha de acesso são essenciais.
Deixe uma resposta